domingo, 8 de agosto de 2010

Os Presidenciáveis

Dilma Rousseff (PT)

Candidata do PT à Presidência, a mineira Dilma Vana Rousseff começou sua militância em 1964, aos 16 anos, ano do golpe militar no Brasil. Em Minas Gerais, fez parte da Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (POLOP) e do Comando de Libertação Nacional (COLINA). Aos 19 anos, depois da prisão de alguns integrantes da COLINA, Dilma teve que se mudar para o Rio, onde conheceu Carlos Araújo, com quem viveu por 25 anos, e ajudou a eleger deputado estadual em Porto Alegre por três vezes. Em 1970, quando fazia parte da VAR-PALMARES, foi presa em São Paulo e condenada a seis anos de prisão. Ao conseguir redução da pena no Superior Tribunal Militar, deixou a prisão em 1972 e foi viver em Porto Alegre, onde Carlos estava preso.

Na década de 80, já formada em Economia, Dilma trabalhou nas campanhas políticas de Carlos Araújo, de Alceu Collares e Brizola, candidato a presidente em 1989. Atuou também como secretária de Fazenda e na Câmara de Vereadores. Nos anos 90, foi presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado e secretária de Energia, Minas e Comunicações do governo de Olívio Dutra.

Dilma se filiou ao PT em 2001 e no ano seguinte integrou a equipe de transição do governo. Em dezembro, foi nomeada ministra de Minas e Energia, cargo que ocupou até junho de 2005, quando tornou-se ministra-chefe da Casa Civil. Em 2007, ganhou do presidente o título de Mãe do PAC.

Em 2009, ao anunciar que estava com câncer, Dilma já era o principal nome do governo para ser lançada como pré-candidata à Presidência. Curada, participou do lançamento de sua pré-candidatura em abril de 2010, no 4º Congresso Nacional do PT.

O Globo

Por que quero ser Presidente?


Nas pesquisas, Dilma aparece na liderança das intenções de votos.

Nenhum comentário: